sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010 - novelas das 7 (Atual)


Em 19 de julho de 2010 o horário das 19h, na Rede Globo, ganhava uma produção que prometia ser um verdadeiro "ti ti ti", o boato se espalhou logo, assim que a audiência dizia que Tempos Modernos estava sendo um fracasso a equipe pensou rápido, para levantar a audiência das 19h só uma novela de sucesso assegurado, pensou-se então em um remake. Sucesso em 1985 Ti Ti Ti ganhou o público feminino com uma trama envolvente e bastante divertida. André Spina e Ariclenes Martins viviam em pé de guerra... e em meio a tesouradas um desfile de alta moda foi criado nesse horário. Pensando reviver esses tempos de glórias no horário das 19h, Maria Adelaide Amaral foi convocada para reescrever a trama. 
Para surpresa e deleite do público ela reescreveu ao seu modo, pois Ti Ti Ti 2010 é baseada na obra de mesmo nome de Cassiano Gabus Mendes, mas em seu enredo foram incorporadas duas outras tramas bem conhecida do público dos anos 80, Plumas e Partês e Elas por Elas. A moda é o foco central da trama, e como tornar a moda de hoje tão viva como era nos anos 80? Um trabalho complicado, mas bem desenvolvido por Maria Adelaide que conta com a grande parceria do artor e também diretor da novela, Jorge Fernando, os núcleos de novelas com sua direção é comédia boa na certa!

Um desfile de atores de pesos e de novos belos talentos tomam conta da trama: Murilo Benício, Alexandre Borges, Cláudia Raia, Malu Mader, Ísis Valverde, Caio Castro, Christiane Torloni, Fernanda Souza, Dira Paes, Giulia Gam, Regina Braga, Mayana Neiva, Marco Ricca, Elizângela, Thaila Ayala, André Arteche, Rodrigo Lopéz, Juliana Paiva, Humberto Carrão, Guilherme Winter, Tato Gabus Mendes, Juliana Alves, Guilhermina Guinle, Sophie Charlotte e Leopoldo Pacheco. E aqui podemos dizer que todos estão dando conta do recado, cada um na medida exata que seus personagens pedem.

 Detalhe curioso: como falei anteriormente, Maria Adelaide juntou além de Ti Ti Ti outras tramas e outros personagens criados por Cassiano, criando uma nova fórmula para um sucesso de audiência inquestionável que está sendo Ti Ti Ti 2010. Em 1981, um fato inesperado ocorreu, nos capítulos finais de Plumas e Paetês, Cassiano precisou ser afastado da trama por motivos sérios de saúde, para substituí-lo Sílvio de Abreu (o recordistas em tramas malucas de assassinatos e mortes inesperadas) e adivinha só o que ele fez? Deu uma reviravolta total na trama transformando a mocinha simples, ingênua e bem intencionada e uma vilã ambiciosa e mentirosa, resultado: Marcela a personagem muito bem vivida por Elizabeth Savalla acabou morrendo ao final, deixando seu amado Edgar (naquela época vivido por Claudio Marzo) solitário. Espero sinceramente que Maria Adelaide conserte esse terrível erro agora!
Marcela (Ísis Valverde) e Edgar (Caio Castro) 2010

Vamos relembrar como é o enredo da trama atual:

Na infância, Ariclenes Martins e André Spina moraram na mesma vila no Belenzinho e desde então se odeiam mutuamente. André virou Jacques Leclair, um estilista com seu próprio ateliê, com criações interessantes, mas um pouco exageradas. Já Ariclenes nunca deu muito certo na vida. Cheio de sonhos de grandeza, hoje ele é divorciado de Suzana Martins, a importante editora chefe da Revista Moda Brasil. Com ela Ariclenes tem um filho: Luti.

As rivalidades de Ariclenes e André só aumentam quando Ari decide entrar no mundo da moda, como o estilista espanhol Victor Valentim. Para isso ele vai contar com a ajuda de Marta, uma ex-namorada de André, que tem três filhos: Gabriela, namorada de Luti, Amanda, que está se dedicando à carreira de modelo, e Ângelo, que é namorado de Help, que trabalha na Revista Moda Brasil; de Nicole, que tem uma filha, Desirée, e cuida da sobrinha de caráter duvidoso Stéfany; e de seu melhor amigo Chico. Além de Marta, Nicole, Desirée e Chico, Ari contará com a ajuda de uma misteriosa velhinha chamada Cecília. Com problemas mentais, Ari decide cuidar dela e, em troca, ela faz os vestidos que ele assinará como de Victor Valentim. Desirée está de casamento marcado com Armandinho, seu namorado desde a infância, e que mora com a avó, Dona Mocinha, uma velha misteriosa que é pobre mas vive emprestando dinheiro para todo mundo e ninguém sabe onde ela consegue tanto dinheiro. A escolha de Desirée de ser modelo vai colocar a relação dela com Armandinho em xeque, pois ele não aceitará a profissão de sua noiva. Além disso, o casal tem de conviver com as constantes armações de Stéfany, que morre de inveja da prima.

Jacques Leclair mora com Júlia, que chama de mãe, mas na realidade ela é sua tia. A mãe verdadeira de Jacques, no passado, abandonou o filho e nunca mais apareceu. Devaneios de Cecília deixam claro que ela é a mãe de André/Jacques. Na casa de Jacques moram seus 4 filhos: Mabi, Lipe, Pedro e Valquíria. Para piorar a guerra entre André e Ariclenes, os jovens filhos deles Valquíria e Luti acabam se envolvendo numa relação de cão e gato. Os modelos de Jacques Leclair são um tanto quanto exagerados e é aqui que entra a espevitada Jaqueline Maldonado, uma jovem cheia de grandes amizades no mundo fashion, que vai se apaixonar por Jacques e fazer de tudo para ajudá-lo a crescer dentro do mundo da moda paulistana. Para isso, Jaqueline vai se separar de seu marido, o mau-caráter Breno, e criar uma inimizade com sua filha Thaísa.
Suzana, a ex-mulher de Ariclenes, trabalha na conceituada revista Moda Brasil, que pertence à Editora Gustavo Sampaio. Gustavo Sampaio é um homem muito rico, que com muito cuidado cuida da mulher, Bruna, que tem câncer. O casal tem dois filhos: Edgar e Osmar, que é homossexual e não é aceito por seu pai. Osmar mora em Belo Horizonte e tem um namorado, o jovem Julinho, que há muitos anos não vê sua mãe. Osmar e Julinho são os dois melhores amigos da sonhadora Marcela.

Marcela é uma jovem que está namorando Renato Villa. Ela acha que ele é pobre, mas na verdade ele é muito rico, filho de Giancarlo Villa, uma das maiores fortunas do Brasil. Giancarlo é ex-marido de Stela Sanches, uma importante jornalista do mundo da moda. Marcela acaba engravidando e, sem saber que seu namorado é rico, ela conta a Renato, que a acusa de dar o golpe da barriga. Fugindo do namorado e cheia de sonhos, Marcela decide ir junto com Osmar para São Paulo de carro, só que um grave acidente de carro vai mudar o rumo dos acontecimentos. Bruna, a mãe de Osmar e superapegada ao filho, acha que o filho que Marcela está esperando é de Osmar, morto no acidente, e Gustavo vê nisso uma possibilidade da dor de sua esposa ser poupada. Então, Gustavo convence Marcela a fingir ser namorada de Osmar, enquanto Gustavo pagará as despesas de Marcela com a criança, já que Bruna, no estado de saúde em que se encontra, não poderia descobrir que seu filho é homossexual, devido ao fato do quão religiosa e contra isso ela é. Marcela, sem saída, aceita a proposta de Gustavo a meio de poupar Bruna e, em memória de seu melhor amigo, seu filho se passará por filho de Osmar. Quem não gosta nada dessa história é o filho mais velho de Gustavo, Edgar, que acha Marcela uma golpista. Edgar tem uma agência de modelos com Luisa, com quem tem um caso de mais de 7 anos, e está de casamento marcado com Camila Bianchi.

A mãe de Camila, Rebeca, é uma mulher que vive à sombra do marido, Orlando, dono de uma fábrica de tecidos. Orlando acaba falecendo e Rebeca se vê obrigada a cuidar da fábrica, mesmo não entendendo nada do negócio. Nessa empreitada, Rebeca contará com a ajuda de Gino, um dos empregados da fábrica. Rebeca também é mãe do irresponsável Jorgito, que vai se apaixonar por Desirée. Renato, arrependido do que fez com Marcela e depois de uma temporada em Londres, volta ao Brasil, o que vai gerar a maior confusão porque Marcela, aos poucos, vai se apaixonar por Edgar e ele por ela. Enquanto isso, a ascensão de Victor Valentim preocupa cada vez mais Jacques Leclair, ainda mais quando ele descobrir que seu rival desde a infância agora também será seu rival em sua vida profissional. A guerra entre os dois vai se acirrar cada vez mais e isso vai gerar o maior ti ti ti. E está gerando!

Nota da trama: 9,0

Novidade: No dia 13 de dezembro de 2010 o canal SIC, de Portugal, passou a exibir Ti Ti Ti, substituindo Caras & Bocas nas telinhas portuguesas, ainda bem que nossos irmãos portugueses não tiveram os desprazer de assistirem Tempos Modernos.

Acompanhe a chamada da novela em Portugal:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encontrou o que procurava? Seja um (a) seguidor (a)!