domingo, 24 de outubro de 2010

Anos 80 - Parte I - Viagem no tempo


Hoje aos 30 anos de idade, pego-me a pensar em diversas vezes querer voltar um pouco no tempo ou pelo menos poder fazer uma viagem no tempo para re-viver certas situações que para mim foram bastante significativas.

Nasci em 11 de março de 1980, a década dos anos 80 só estava no começo. A época é marcada pelos grandes avanços tecnológicos e pelas grandes mudanças na economia de nosso país, há aqueles que a considerem como período das "vacas gordas". Filha única de uma família recém formada, buscando estrutura-se na sociedade que declarava surgir, fui uma criança muito bem criada e amada. Por sorte pude estudar em excelentes colégios de freiras apesar das constantes transferências de cidades (em razão do emprego do meu pai), a educação era ainda um dos princípios de nosso país, a religião ainda era respeita e muito bem difundida, a política passava por sérias mudanças, diretas já e voto democrático passou a ter vez... Os programas infantis ainda com um pouco de senso educativo, dos programas infantis ligados a comédia "Os Trapalhões" - época em que o Didi era engraçado de verdade - contudo já começava a visar muito mais a beleza foi a época em que surgiu os formatos das "apresentadoras infantis", contudo era a fase de sonhar em ser uma apresentadora de tv ou simplesmente poder ser uma ajudante de palco da Xuxa (ser uma paquita) ou da Angélica (angelicat)...

Período marcado e consagrado pela entrada dos seriados japoneses (hoje conhecidos como Tokusatsu) em nosso país, quem não se lembra de Jaspion, Changeman ou Jiraya? Os desenhos: Caverna do Dragão, He-Man, Thundercasts, Ursinhos Carinhosos, Cavalo de Fogo, The Jetsons, The Flinstones, Scooby-Doo, ... Os doces eram mais saborosos... balas, chicletes, refrigerantes, chocolates (Lembra do comercial: "Compre batom, seu filho merece batom"... ou ainda, quem ouvia o: "leite condensado, caramelizado com flocos crocantes e coberto com o mais puro chocolate ao leite Nestlé" lembrava-se do chokitoooo... hmmmm!!!

E as músicas?! Os Hits... Trem da Alegria, Balão Mágico, Menudo, Dominó... A década dos anos 80 foi a época para sonhar e acreditar nesses sonhos... Éramos crianças mais otimistas do que as crianças de hoje! Bem, esse é só o primeiro de diversos postes que farei para relembrar um pouco a minha infância!

Para auxiliá-los nessa viagem sugiro que sempre que ler um post dessa época, sugiro que ouça a iRádio 2010. Vocês não vão se arrepender!

Vídeo:



Espaço Kids 80 - O Portal da Infância e Adolescência dos anos 80 e 90 - outra boa dica!

Não quero e nem posso dizer que os anos 80 era perfeito, não é isso... a época teve seus pontos positivos e seus pontos negativos, mas a grande maioria das crianças ainda conseguiam ver esses pontos... as de hoje em dia...

Preparados para a viagem? Então, aguardem os próximos postes!

As mudanças aconteceram de lá até cá... mas o importante é que sobrevivemos e continuaremos a sobreviver...

Sobreviveremos

Xuxa

(última música do último Xou da Xuxa de 1992)

Avançando até o futuro
Procurando uma vez mais
Um lugar, de luz, de paz, na imensidão
Uma estrela azul me guia,
Pra um lugar que eu nunca fui
E não pára de bater meu coração...
Descobrindo os novos ares,
Desta enorme capital,
Com tantos desafios pra enfrentar
Tanta gente nesse paraíso
De cimento e de ilusão
E não pára de bater meu coração...
Sobreviveremos,
A essa década mortal
E só mesmo o amor,
Vai nos libertar
Nem que tenhamos que viver,
Em uma nave espacial,
Sobreviveremos,
Sobreviveremos,
Pra recomeçar... (2x)
Quero que o meu coração
Não embargue a minha voz
E que as mãos não tremam ao me despedir...
Com vocês eu deixo um sonho,
Que é de doce, doce mel...
Sobreviveremos,
A este mundo cruel...

Dividimos tantas coisas,
Mil momentos de emoção
E aonde quer que eu vá eu vou lembrar
Não encontro mais palavras,
Quando a gente cresce dói,
Mas dói menos se aprendemos a sonhar...
Sobreviveremos,
A essa década mortal
E só mesmo o amor,
Vai nos libertar
Nem que tenhamos que viver,
Em uma nave espacial,
Sobreviveremos,
Sobreviveremos,
Pra recomeçar... (2x)



2 comentários:

  1. Opa!
    Amay os anos 80... saudades da tia xuxa! revivi a cena do video. Acho que toda a criatividade sobre música e TV foram usadas nos anos 80.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encontrou o que procurava? Seja um (a) seguidor (a)!