quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ti Ti Ti 2010 - Parte 1 - A personagem Marcela



Quando soube que a Rede Globo estaria lançando o remake da novela Ti Ti Ti (original de 1985), vibrei de alegria, mas também tive uma certa desconfiança do que poderia vim por aí... já que remakes são facas de dois gumes, às vezes conseguem repetir o mesmo sucesso da sua 1ª versão, contudo há momentos que esse sucesso passa bem longe.

No caso de Ti Ti Ti, eis que veio sucesso! Agora uma pergunta que não quer calar: SORTE ou COMPETÊNCIA de sua escritora (Maria Adelaide Amaral)? Nesse caso específico aposto na competência e, no elemento surpresa, pois diferentemente dos "remakes tradicionais" que buscam reproduzir a sua obra original, Ti Ti Ti 2010 veio para inovar. Isso porque, na versão de Maria Adelaide (já que a versão original é de Cassiano Gabus Mendes), a autora tem como base duas obras de grande sucesso de Cassiano: Plumas & Paetês (1980) e Ti Ti Ti (1985)(que serve como base).



Na versão 2010 de Ti Ti Ti, temos como base, ou melhor dizendo, a disputa no mundo da moda entre dois grandes estilistas: um reformulado JACQUES LECLAIR e um "falsário" VICTOR VALENTIN. Em outras palavras, conta a história de uma rivalidade entre André e Ariclenes, que desde pequenos passam a se odiar mutuamente. Até aí tudo bem... só que os demais personagens misturam-se a trama da original Plumas & Paetês, trazendo delas seus personagens centrais, o casal romântico Edgar e Marcela.

Pois bem, quando comecei a acompanhar a nova versão da novela eu desconhecia esse fato, acreditava que se tratava de um remake tradicional, mas como desde o início fui visgada pela história da Marcela (vivida pela talentosa Ísis Valverde) e comecei a perceber que não tinha lembranças dessa personagem. Não me conformava em ter esquecido da história da Marcela... então, motivada a saber o que aconteceria com ela após a morte de seu amigo Osmar comecei a pesquisar sobre a trama original e seus persogens. Foi então que acabei descobrindo que Marcela vinha de Plumas & Paetês. Curiosa mais ainda para conhecer a trama original pesquisei no You Tube (clique aqui) cenas da trama na época de seu lançamento. Marcela que na verdade era Roseli, apesar de ser a personagem principal acabou engando a todos em benefício próprio, demonstrando ser uma oportunista e trapaceira. Bem distante do perfil da Marcela 2010.



A Marcela atual tem somente a raiz de sua história voltada para a original, contudo a personalidade da personagem é outra. Muito mais ética e carismática! Não tem como não torcer por essa Marcela. Uma garota que ao sofrer a sua primeira desilusão amorosa se ver sozinha, totalmente desamparada e esperando um filho do seu amor. Para protegê-lo, foi obrigada a mentir, sendo que essa mentira está sendo utilizada como ferramenta para que a mãe do Osmar, Bruna, possa reagir, superar a perda do filho (pensando que o bebê que Marcela espera seja seu neto) e assim possa ter vontade de vencer o câncer.

Marcela que no início vive um grande romance com Renato, o qual ela pensava ser um rapaz pobre, almeja construir uma família com seu grande amor. Porém, ao revelar para Renato que ela está grávida, ele logo pensa que ela quer dar o golpe da barriga (já que na verdade ele é rico). Revoltada com toda a situação, ela desmente sobre a gravidez e foge de Renato. Renato arrepende-se, mas descobre tarde demais o quanto foi tolo e acaba perdendo sua amada (por enquanto).

Com a morte de Osmar, a vida de Marcela transforma-se, pois ela passa a viver uma vida que nunca imaginara ter. Amparada por Gustavo (pai de Osmar), que promete a jovem a segurança e as condições necessárias que ela necessita para cuidar de seu filho e garantir-se quanto a um possível reaparecimento de Renato. Marcela não imagina que seu coração poderá amar de novo, só que dessa vez um amor que ao primeiro momento mostra-se totalmente imposível, poderá ganhar força a cada momento.

Edgar (irmão mais velho de Osmar) não sabia o que era amor até conhecer Marcela - uma pessoa a quem ele rejeitou inicialmente, contudo ao conhecê-la melhor não resistiu ao seus encantos e seu jeito de ser.

Ti Ti Ti é para mim hoje uma das melhores novelas a ser exibida pela Globo, se não a melhor. Não só pelo seu contexto de humor, mas também bela sensação de romance provocada pelo casal do momento Edgar e Marcela.

Marcela é a certeza que simplicidade, lealdade, valores e ética ainda podem existir em um mundo tão mesquinho e individualista quanto o nosso.

Ti Ti Ti traz a leveza e a simplicidade que o horário das 19h nos proporciona.

2 comentários:

  1. Gostei muito de sua postagem,pois vc buscou tudo deis do começo dessa trama até os tempos de hoje!!!
    eu queria pedir a vc q me siga no meu blog q fala sobre a moda site:victobruh.blogspot.com ele ñ é tão cheio de conteudo quanto o seu pois estou entrando na era do computador fas pouco tempo.

    ResponderExcluir
  2. mas naverdade... quem ficara com marcela?
    depois d tud q Edgar fez por marcela, ajudou na gravidez, no parto, ajudou a conhecer um novo amor e gahar forças a cada momento qu passava com ele! Ele nunca atraiu! Atraves de marcela que edgar o que era amor de verdade! e o renato o que fez por marcela? a rejeitou na primeira oportunidade! e agora vem dar de papaizinho?
    ah! paia ne!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encontrou o que procurava? Seja um (a) seguidor (a)!